Como facilitar multiplicações
Objetivo:
Nesta aula você aprenderá a facilitar genericamente qualquer multiplicação, isso engloba tanto as específicas que expliquei aqui anteriormente como todas as outras. Então é de total importância que você saiba essa estratégia, no meu dia a dia é o que mais uso, por exemplo. Assim você fará contas de forma muito mais rápida do que você faz naturalmente, para assim polpar muito mais tempo em questões e até deixar pessoas impressionadas, mas é claro que só esse macete não o tornará mestre das exatas então veja a lista completa de macetes:
Definição e aplicação: (multiplicar)
ex: (x+y).2= 2.x + 2.y= 2x + 2y
Aqui usaremos isso também, mas nada de letras esse curso é de contas e não de letras. Então fazemos por exemplo:
(10+5)x4= 10x4 + 5x4 = 40+20=60
se você viu a regra do 15 saberá que apenas estou repitindo o que foi feito lá, mas entenda, agora estarei generalizando para qualquer valor. Então se vale para qualquer um vale para as que ja fiz também, vamos começar a brincadeira:
99x42=
(100-1)x42
4200-42=4158
Aqui é quase 100, então fazemos por 100 e depois retiramos uma unidade, se fosse 98 seria 100-2 assim por diante e você já sabe que eu usei a regra do 10,100,1000...
Ex2:
Aqui é quase 100, então fazemos por 100 e depois retiramos uma unidade, se fosse 98 seria 100-2 assim por diante e você já sabe que eu usei a regra do 10,100,1000...
Ex2:
24x30=
(20+4)x30
=20x30 + 4x30= 2x3x100 + 4x3x10= 6x100 + 12x10
= 600+120=720
ou 24x30=
(6x4)x30= (6x30)x4 = 180x4 = 720
= 600+120=720
ou 24x30=
(6x4)x30= (6x30)x4 = 180x4 = 720
(2+0,1)x81
(2+ 10%)x81
=81x2 +10%de81= 162 +8,1= 170,1
Nesse exemplo eu mostro que 2,1 é praticamente multiplicar por 2, só que com um pequeno incremento de 0,1 ou 10% se preferir.
Ex4:
49x64
(50-1)x64
= 50x64 -1x64= 3200 -64= 3136
Aqui é quase multiplicar por 50, que você já sabe que eu uso a regra do 5 combinada com a regra do 10. Só que por 50 é mais do que 49 então fazemos por 50 e depois removemos uma unidade.
Ex5:
25x88
(100/4)x88
=100x(88/4)
=100x22=2200
Podemos fazer isso? passar a divisão para o outro lado? Sim, sim a ordem dos fatores não altera o resultado na multiplicação. Mas pode facilitar o resultado pra você que é o que estamos fazendo!
Pratique:
=81x2 +10%de81= 162 +8,1= 170,1
Nesse exemplo eu mostro que 2,1 é praticamente multiplicar por 2, só que com um pequeno incremento de 0,1 ou 10% se preferir.
Ex4:
49x64
(50-1)x64
= 50x64 -1x64= 3200 -64= 3136
Aqui é quase multiplicar por 50, que você já sabe que eu uso a regra do 5 combinada com a regra do 10. Só que por 50 é mais do que 49 então fazemos por 50 e depois removemos uma unidade.
Ex5:
25x88
(100/4)x88
=100x(88/4)
=100x22=2200
Podemos fazer isso? passar a divisão para o outro lado? Sim, sim a ordem dos fatores não altera o resultado na multiplicação. Mas pode facilitar o resultado pra você que é o que estamos fazendo!
Pratique:
Exercício 1:
1º) Multiplique:
a)99x30 b)48x47 (faça 47+1 vezes 47 e ficará com 47²-47 que é obj de outra aula)
c)52x81 d)26x74
2°) Multiplique:
a)85x98 b)66x31
c)43x52 d)32x61
1º) Multiplique:
a)99x30 b)48x47 (faça 47+1 vezes 47 e ficará com 47²-47 que é obj de outra aula)
c)52x81 d)26x74
2°) Multiplique:
a)85x98 b)66x31
c)43x52 d)32x61
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