para você

Os assuntos que mais caem no enem | plano meus 900+

 Nesse vídeo vou analisar a lista do vídeo anterior. Lá apresentei como eu tirei 904,2 estudando 2 semanas, aqui vou detalhar bem meu plano de estudo.



Matemática básica,
em primeiro lugar sem sombra de dúvida,
que de acordo com o TRI teoria de resposta ao item do ENEM você não pode errar uma dessa ou sua nota baixa muito. Meu próximo vídeo será explicando esse assunto, o que é fácil de explicar, mas você não deve se deixar levar pela facilidade, deve fazer muitas questões a respeito desse tema, que é o que não falta. Isso eu só vou fazer a partir da terceira semana, pra quem não está entendendo esse lance de semana indico ver meu vídeo anterior vou deixar aí no link.
Creio que aí temos 15 questões da prova.
Lembrando que esses pontinhos em vermelho quer dizer que a chance de cair é altíssima não é nem chance é certeza!
Ah eu tenho uma técnica pra fazer regra de três composta muito rapidamente próximo vídeo ensino a vocês.

Sequências,
o que podemos dizer, que cai não com frequência mas vai ter 1 ou 2. Porque eu coloquei o nome sequências e não PA e PG, pois no último enem 2019 caiu uma sequência, ou seja, uma lista de números, os quais não seguiam nenhuma ordem linear ou geométrica. Então vou explicar isso, pois foi uma novidade no enem e aí perdi muito tempo nessa questão pois não estava acostumado com o enem inovando. Porém descobri depois uma forma de fazer muito rápido em poucos segundos, vou passar pra vocês em outro vídeo juro.

Equações algébricas,
Muito importante estudar a do 1°grau pois vão ser dado problemas em texto e você vai montar uma equação do 1° grau. Só aí você tem 5 questões.
Equação do 2° grau cai uma ou duas e quando cai é difícil mas lembre de baskara ou use a técnica sp de 10 segundos que eu gravei, vou deixar o link na descrição.
Sistemas de 1° grau cai no máximo 2, já do 2°grau eu particularmente não lembro de ter visto e olha que já fiz todos os enem, esse ano vou fazer os ppl antigo. Mesmo assim eu sei fazer um sistema de 2° grau pois como eu disse quem quer fechar tem que saber tudo que está na lista, em outro vídeo eu explico quais assuntos difíceis que você que quer fechar a prova quer saber. Mas pra quem quer apenas garantir os 900 não se preocupe com isso.

Teoria dos números,
Operações básicas tipo soma, produto, potência. Saber colocar vários números em suas devidas posições na reta real. Por exemplo onde você colocaria o raiz de 2 na reta real? Isso já foi pergunta do enem, vai ter um vídeo ajudando vocês também, tudo que eu comentar da lista vai ter vídeo.
Teoria dos conjuntos, eita que isso cai, como eu disse em um vídeo anterior quando eu coloco um assunto na lista não é o assunto todo, o enem cobra apenas certas coisas. Nesse assunto de teoria dos conj. ele cobra diagrama de ven. Sim é aqueles círculos com interseções e uniões.

Polígonos,
ficou meio deslocado ali pois é a parte de geometria. Ângulos caem pouco e é uma parte chata, extensa, cheia de fórmula. Mas perímetro cai bastante, é nada mais que a soma dos lados da figura.

Polinômios,
caem pouco e quando cai é nas questões difíceis, mas indico basicamente que você saiba fatorar e que o grau da equação é o maior expoente. Aquele número que fica elevado tipo x³.

Estatística,
cai a rodo a danada. Segundo lugar certamente, com os 3m de média, moda e mediana. Cada m 2 questões haha. Aí tem desvio padrão que é uma fórmula cansativa, mas o enem cobra só a definição. Que quer dizer que quanto menor o desvio padrão menos variação terá um gráfico. Imagina você tira uma nota 10 e uma 2 ai tira outra nota 10 e uma nota 6. Você passa de ano com média 7, mas você tem um grande desvio pois sua nota varia muito e isso é ruim pois em uma unidade você estudou pouquíssimo e não aprendeu, já em outra você estudou muito. Agora uma nota sem desvio é nota 7 7 7 7. Enfim, só quero que lembre uma frase "desvio é um sintoma de variação no gráfico em relação a média" já variância é a própria variação. Não quero me estender muito, pois farei um vídeo sobre isso também.

Matemática financeira,
tem que saber juros simples pelo menos. Sabendo fazer composta tudo bem, mas geralmente não vai ser uma questão do grupo das fáceis.
Descontos da pra fazer por porcentagem normal.

Geometria espacial,
cai muito volumes então você tem que saber a fórmula do volume de cada uma das figuras da lista, além disso está caindo corte seccionais as vezes também que é um lance mais intuitivo mas vou tentar falar sobre. Corte seccional é tipo cortar um pedaço de uma figura e querer saber o que sobrou, tipo fruit ninja.
                          
Geometria plana,
Junto com espacial, geometria é o terceiro que mais cai.
Tem que saber todas as fórmulas de áreas, essa é a parte do enem decoreba né mas fazer o quê, cai muito logo temos que saber. Perímetro já falei, estou sendo repetitivo.

Funções, 
Plano cartesiano cai bem, uma questão colocou aqueles jogos de navio sabe aí perguntou a posição dele no mapa, é geralmente fácil mas é bom dar uma revisada.
Função do 1° grau não cai derrama, isso eu já ligo com analítica que é ponto e reta. Analítica é como fazer um assunto fácil ficar difícil haha.
Função do 2° grau é simples e muito divertido estudar, farei um vídeo sobre.
Outras funções caem esporadicamente, mas é bom saber, geralmente fica no campo das difíceis.

Circunferência e triângulo,
coloque 4° lugar para eles pois caem muito. Área, raio, altura, perímetro, ângulos.
Triângulo cai logo identidades, trigonometria, relações métricas, semelhança. Lembra que eu falei que alguns assuntos eles só cobram sempre uma parte específica, pois bem circunferência e triângulo eles cobram quase o assunto todo.

por fim para fechar a prova,
Temos probabilidade e análise combinatória, são as questões mais difíceis, vou fazer um vídeo gigante sobre e foi justamente por esse assunto que eu não fechei.
Matriz é um assunto grande e difícil, mas felizmente, só cai que é analisar a matriz como se fosse um gráfico que arquiva dados em linhas e colunas, que seria no eixo x e no eixo y, vou fazer um vídeo sobre. Mas já fiz uma questão dessa no meu canal, vou deixar o link.
Sistema linear e números complexos, que eu vi no máximo em todo enem cair uma de sistema linear, é a mesma coisa que sistema do1° grau só que com 3 incógnitas x, y , z. Mas é só mudar pra 3 frutas que resolve, entendeu? Aqueles desafios que aparecem na internet, 2 maçãs mais uma uva + banana é igual a 10. E aí segue, por 3 linhas e pergunta quanto vale cada uma.
Números complexos nunca vi cair, mas saiba pelo menos que i² =-1

Geometria analítica,
quando cai são as mais difíceis, a menos que você resolva por intuição.
Mas vou faze rum vídeo dando por cima só o que mais cai dessa parte, mas pra quem quer fechar tem que saber isso. Até eu vou revisar em, todavia como eu já faço engenharia lá eu estudei um pouco isso.
Mas não fique louco pra querer saber tudo de analítica se não as 2 semanas pra estudar todo o assunto vai ser só pra esse assunto haha.

Estudar encima da hora é saber que não vai saber tudo, aqui trabalhamos com probabilidades, o que mais cai, o padrão de questões ao longo do tempo do enem e tudo mais. Assim garantimos de 35 a 40 acertos tranquilo.
Então se você quer seu 900 continue assistindo nossos vídeos, esse é o vídeo 2 da maratona se você não viu o primeiro vai estar o card aqui da playlist. Se inscreva e ative o sininho pra não perder as aulas, no próximo vídeo eu já vou passar matemática básica toda da lista só aí são por volta de 15 questões então fique atento.

Por fim, deixe o like ai na firmeza para eu continuar com essas aulas, pois vai ser trabalho viu 3 vídeos por semana. Vamos buscar esse 900! valeu
 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como multiplicar e dividir por 0,5

ENEM 2021 RESULTADO

Como multiplicar por 20,30,40,50,60,70,80,90... terminados em 0